Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /home/musicaee/public_html/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Wireless Mixer com GNU-Linux



Utilizando o Wireless Mixer do Android no Linux

Gilberto André Borges


Mestre em Música / UDESC


Baixar este artigo em PDF

Neste artigo, abordaremos os passos necessários para a utilização do Wireless Mixer do Android 4, nos aplicativos de áudio existentes para Linux. Vamos iniciar compreendendo alguns conceitos. O Wireless Mixer é um aplicativo para o sistema operacional Android, atualmente, o sistema mais utilizado em smartphones e tablets. O Wireless Mixer não mixa diretamente nenhum sinal de áudio. A sua função é controlar, por meio de sinais midi enviados por wifi, o mixer de um outro aplicativo existente no computador. O Wireless Mixer envia sinais pela rede wifi que são interpretados pelo software a ser controlado, funcionando como um controlador midi. Isto pode ser útil no comando de um DAW – Digital Audio Workstation – à distância. Mas porque isto seria útil? Bem, podemos considerar que na hora da mixagem, o operador de som poderá afastar-se dos monitores para perceber nuances de som que não são percebidas no campo próximo, como a dispersão dos graves pelo ambiente, entre outros.

O primeiro passo para utilizar o Wireless Mixer é instalá-lo no Android. A maneira mais fácil de instalar o aplicativo é por meio do GooglePlay. Você também pode baixar o software e instalá-lo manualmente seguindo o enlace abaixo:

http://play.google.com/store/apps/details?id=com.bti.wirelessMixer


Estando instalado o Wireless Mixer, o próximo passo consiste em instalar o software que vai receber o sinal do mixer e interpretá-lo para o software que estaremos usando. Trata-se do DSMIDIWIFI. Este software pode ser obtido gratuitamente com o código abaixo, que deve ser digitado em um terminal:


linux@user:~$ wget -c https://storage.googleapis.com/google-code-archive-downloads/v2/code.google.com/dsmi/dsmidiwifi-v1.01.tgz


Isto feito, deve-se descompactar o conteúdo do pacote dsmidiwifi-v1.01.tgz, com o seguinte comando:


linux@user:~$ tar -xzf ./dsmidiwifi-v1.01.tgz


O próximo passo será mover o executável para a pasta bin e lhe dar atributos de execução. Parece complicado, mas os dois comandos abaixo dão conta do recado:


linux@user:~$ sudo cp ./dsmidiwifi-v1.01/DSMIDIWiFi /usr/bin/dsmidiwifi


linux@user:~$ sudo chmod +x /usr/bin/dsmidiwifi


Você deve haver notado o comando sudo antes destes dois últimos comandos. Ele está presente, pois estas duas ações requerem poderes de administrador. Você pode executar estes comando logando como root no terminal.

Bem. O Wireless Mixer está instalado no dispositivo Android e o DSMIDIWIFI está instalado no linux. Agora, vamos utilizar como software a ser controlado o Hydrogen. Escolhemos este software pelo fato de que ele possui um sistema simples de gravação de comandos midi. Acreditamos que softwares como Ardour e Rosegarden também funcionarão, com algumas adaptações nos passos aqui descritos.

Então, vamos rodar o Wireless Mixer no Android e o Hydrogen no Linux. Primeiramente, abra o Wireless Mixer no Android. Isto feito, devemos rodar o DSMIDIWIFI antes de abrir o programa a ser controlado. Então, em um terminal, no Linux, digite o seguinte comando:


linux@user:~$ dsmidiwifi


midi2udp initialized


udp2midi initialized


As linhas midi2udp initialized e udp2midi initialized que apareceram no terminal, logo abaixo do comando, indicam que o software iniciou. Há um detalhe importante que precisa ser dito: o dispositivo Android e o computador com Linux devem estar, cada um com seu IP, logados na mesma rede wifi.

Pronto. Você já pode abrir o Hydrogen. Agora, nas configurações do Hydrogen, será necessário configurá-lo para receber e interpretar os sinais do controlador. É preciso abrir as preferências do Hydrogen e ir até a aba SISTEMA MIDI, como na figura abaixo:




Se você nunca usou o sistema de controle midi do Hydrogen, provavelmente, os valores e eventos CC estarão em branco. Para gravá-los, clique no botão de gravação do evento, este com o círculo vermelho, e clique na ação que deseja gravar lá no Wireless Mixer. Isto enviará o sinal midi para o Hydrogen. Feito isto, escolha a ação que deseja controlar com este parãmetro.

Espero que tenha sido útil e que tenha ficado claro a maneira de operar o sistema. Grande abraço.